Será que você pode contrair celulite a partir de uma mordida de inseto?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
post-celulite-mordida-de-inseto

Mordidas de insectos

Celulite pode ocorrer em qualquer lugar que ocorre uma fratura, corte, ou rachadura na pele. Isto inclui o seu rosto, braços e pálpebras. No entanto, a celulite mais comumente ocorre na pele da perna inferior.

Mordidas de insetos, como as de mosquitos, abelhas e formigas, podem ferir a pele. As bactérias que vivem na superfície de sua pele podem então entrar nesses pequenos pontos de punção e se desenvolver em uma infecção.

O arranhão agressivo dos locais da mordida pode também abrir um pouco a pele.

Qualquer bactéria que você se depara pode encontrar o seu caminho na sua pele e possivelmente evoluir para uma infecção. Você também pode introduzir bactérias em sua pele coçando com as unhas ou mãos sujas.

Vários tipos de bactérias podem causar celulite. Os mais comuns são o grupo A Streptococcus, que causa estreptococos na garganta, e o Staphylococcus, comumente referido como staph.

O Staphylococcus aureus resistente à meticilina, ou MRSA, também pode causar celulite.

O que é a celulite?

A celulite é uma infecção bacteriana comum da pele. Pode ocorrer quando as bactérias entram no seu corpo por causa de um corte, raspagem ou ruptura na pele, como uma picada de insecto.

A celulite afeta todas as três camadas da sua pele. Pode causar sintomas como:

  • vermelhidão
  • inchaço
  • inflamação

A celulite é tratada com antibióticos. Se não for tratada, pode tornar-se grave, mesmo mortal.

O que procurar

Os sintomas da celulite causada por uma picada de insecto incluem:

  • dor e sensibilidade que irradia da mordida do insecto
  • inflamação
  • vermelhidão
  • inchaço
  • estrias vermelhas ou manchas perto da área da mordedura
  • pele que se sente quente ao toque
  • covinhas na pele

Se a celulite não for tratada, pode evoluir para uma infecção grave. Sinais de um agravamento da infecção incluem:

Por que é perigoso

As picadas de insectos nem sempre são graves, mas a celulite deve ser levada a sério se acontecer. Seu médico pode prescrever uma rodada de antibióticos que devem eliminar a infecção em 5 a 14 dias. Detectar a infecção precocemente é a chave para evitar que ela progrida.

Se a infecção bacteriana não for tratada, ela pode se espalhar para seus linfonodos e eventualmente entrar em sua corrente sanguínea, possivelmente até mesmo seus tecidos e ossos.

Esta é uma condição chamada infecção bacteriana sistêmica. Também é conhecida como sepse.

A sepse é potencialmente fatal e precisa de atenção médica imediata. A infecção pode se espalhar para o seu sangue, coração ou sistema nervoso.

Em alguns casos, a celulite pode levar à amputação. Raramente, pode causar a morte.

A celulite avançada pode exigir internação hospitalar para que seu médico possa monitorar o agravamento dos sintomas. Eles também vão administrar antibióticos intravenosos.

Quando consultar um médico

A celulite nem sempre é uma emergência, mas precisa de tratamento. Se a área de pele vermelha, inflamada não parece estar se expandindo, mas você não tem outros sinais de uma agravamento da infecção, você pode consultar um médico.

No entanto, se o inchaço, inflamação, mancha está crescendo ou você mostra sinais de uma piora da infecção, como febre ou calafrios, você deve procurar atendimento médico de emergência. A sua infecção pode tornar-se grave se não for tratada rapidamente.

Uma maneira de monitorar a área inflamada para o crescimento é desenhar suavemente um círculo ao redor da área inchada da pele. Um marcador de ponta de feltro pode ser mais confortável do que uma caneta esferográfica.

Em seguida, verifique o círculo e a pele duas a três horas depois. Se a vermelhidão estiver além do círculo que você desenhou, a inflamação e a infecção estão crescendo.

Como evitá-lo

Se você acordar após uma noite de sono e encontrar suas pernas e braços cobertos nas manchas vermelhas de picadas de mosquito, você pode tomar medidas para evitar que essas picadas de insetos sejam infectadas.

Estas técnicas podem ajudá-lo a prevenir a celulite se tiver quaisquer cortes, arranhões ou mordidas na sua pele:

  • Não arranhe. É mais fácil dizer do que fazer, é claro, mas coçar é uma das principais maneiras que as bactérias podem entrar na pele e se desenvolver em uma infecção.
  • Procure cremes anti-celulites ou loções com agentes anestesiantes suaves que podem ajudar a reduzir a sensação de coceira.
  • Lave a mordida do insecto. A pele limpa reduz o risco de as bactérias encontrarem o seu caminho na mordida do insecto. Use sabão e água para limpar e enxaguar a mordida e a pele ao redor dela. Faça isso pelo menos uma vez por dia até que a mordida desapareça ou que desenvolva uma crosta.
  • Use uma pomada. Geleia de óleo ou uma pomada antibiótica podem formar uma barreira protetora sobre a mordida do insecto. A pomada antibiótica pode ajudar a reduzir o inchaço e a inflamação, o que pode reduzir a irritação e a comichão.
  • Cubra com uma atadura. Depois de lavar a mordida e aplicar alguma pomada, cubra-a com um curativo para protegê-la da sujeira e bactérias. Isso também pode reduzir a sua capacidade de arranhar. Mude o curativo diariamente para manter a área limpa e reduzir o risco de infecção.
  • Aplique gelo. Você pode colocar pacotes de gelo envolto em uma toalha diretamente na mordida. O gelo vai adormecer a pele e, possivelmente, ajudar a reduzir a sua vontade de arranhar.
  • Aparar as unhas. Uma infinidade de bactérias, bem como sujeira e sujeira, vivem sob suas unhas. Reduza o risco de espalhar os germes sob as unhas para a pele, cortando as unhas mais curtas e esfregando-as com uma escova de unhas, sabão e água morna.
  • Hidratar. Com todas as lavagens adicionais, a pele em torno das mordidas de insectos pode ficar seca. Use uma loção hidratante suave para ajudar a hidratar a pele e prevenir rachaduras. O melhor momento para aplicar esta loção é logo após um banho ou duche.
  • Preste atenção aos sinais de infecção. Se a área ao redor da mordida do bicho começar a ficar vermelha e inchada, você pode ter desenvolvido uma infecção. Monitorize o local e os seus sintomas. Procure tratamento médico de emergência se desenvolver febre, calafrios ou gânglios linfáticos inchados. Estes sinais são mais graves e podem tornar-se perigosos se não forem tratados.

Conclusão

A celulite é uma infecção bacteriana comum que pode desenvolver-se a partir de um corte, raspagem ou ferida, como uma picada de inseto. Quando um inseto morde ou pica você, um pequeno buraco se forma em sua pele.

As bactérias podem entrar nessa abertura e evoluir para uma infecção. Da mesma forma, coçar ou coçar uma picada de insecto pode rasgar a pele, o que também cria uma abertura para bactérias.

Quando uma infecção se desenvolve em suas camadas mais profundas da pele, você pode sentir vermelhidão, inchaço e inflamação ao redor da mordida. Marque uma consulta com o seu médico se desenvolver estes sintomas.

Se você também começar a desenvolver febre, calafrios ou gânglios linfáticos inchados, você pode precisar procurar tratamento de emergência. Estes são sintomas de um agravamento da infecção, e devem ser levados a sério.

A celulite pode ser tratada se for detectada precocemente e não progredir. É por isso que é importante obter a ajuda do seu médico o mais cedo possível. Quanto mais tempo você esperar, maior o risco de complicações.

Viviane Oto

Viviane Oto

Deixe seu comentário

Sobre Nós

O Projeto Viva Sem Celulite tem a missão de revelar os segredos e fornecer dicas sobre como tratar e eliminar a celulite da sua vida.

Posts Recentes

Siga nos

Vídeos do Canal

Receba nossas Newsletter