Tudo que você deve saber sobre a celulite mamária

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
post-celulite-mamaria

Visão Geral

A celulite mamária é um tipo de infecção bacteriana grave que afeta a pele da mama.

Esta condição pode ocorrer a partir de pele com feridas, mas é na maioria das vezes o resultado de complicações de cirurgia ou tratamentos de câncer. Enquanto a maioria das mulheres vai passar por cirurgia de mama sem desenvolver uma infecção, cerca de 1 em cada 20 mulheres são afetadas.

Se não for diagnosticada e tratada prontamente, a celulite mamária pode levar a complicações potencialmente fatais.

Sintomas

Os sintomas da celulite mamária tendem a ocorrer logo após a pele ser afetada de qualquer forma. Isto inclui a cirurgia do câncer de mama e outras incisões relacionadas. Se você tem um sistema imunológico enfraquecido de tratamentos de câncer, então um simples corte pode levar à celulite.

Os sintomas da celulite mamária podem incluir:

  • vermelhidão e inchaço
  • sensibilidade
  • febre
  • calafrios
  • dor quando tocado
  • uma ferida que está a escorrer fluidos claros ou amarelos
  • erupção cutânea
  • estrias vermelhas que se desenvolvem a partir da erupção cutânea

Consulte o seu médico imediatamente se desenvolver quaisquer sintomas que possam indicar celulite mamária.

Causas

A celulite é um tipo de infecção da pele que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. É uma infecção bacteriana que afeta os tecidos da pele logo abaixo da superfície da pele. Staphylococcus aureus e Streptococcus são os dois tipos mais comuns de bactérias que causam celulite. Eles podem causar a infecção por entrar em cortes expostos. Uma diminuição do sistema imunitário também pode aumentar o risco de celulite.

A celulite mamária não é normalmente causada por cortes infectados como outras formas de infecção. Em vez disso, este tipo de infecção se manifesta principalmente a partir de tratamentos de câncer ou cirurgias. A remoção de linfonodos pode enfraquecer seu sistema imunológico e aumentar seu risco de celulite no tronco. Isto inclui os seus seios. Esta infecção também pode ocorrer após o aumento dos seios ou cirurgias de redução.

Celulite de mama vs. câncer de mama inflamatório

A celulite mamária pode, por vezes, ser causada por câncer de mama inflamatório. No entanto, estas são duas condições distintas. Celulite dos seios é às vezes confundido com câncer de mama inflamatório, e vice-versa.

O câncer de mama inflamatório é uma forma rara de câncer de mama. Os sintomas incluem:

  • vermelhidão
  • inchaço
  • dor

A celulite pode causar febre ou calafrios, que não são sintomas de câncer de mama inflamatório.

Quaisquer alterações significativas em seus seios devem ser avaliadas por um médico o mais rapidamente possível, no entanto, para que eles possam determinar a causa.

Quando consultar o seu médico

A celulite tende a desenvolver-se e espalhar-se rapidamente. Consulte o seu médico o mais rapidamente possível se suspeitar de celulite mamária ou notar alterações súbitas nos seus seios. Isto pode ajudar a evitar que a infecção se agrave e cause mais complicações.

Seu médico vai primeiro realizar um exame físico. Por vezes, uma análise ao sangue pode também ajudar o seu médico a diagnosticar a celulite mamária.

Se por alguma razão você não puder ver um médico imediatamente, procure ajuda de um centro de cuidados urgentes ou do serviço de emergência.

Tratamento

A celulite mamária, tal como acontece com outras formas de celulite, é tratada com antibióticos. Estes são normalmente tomadas durante 7-10 dias para se certificar de que a infecção não volta. Tome toda a receita médica como indicado. Seu médico provavelmente vai querer vê-la depois de algumas semanas para se certificar de que a infecção foi totalmente esclarecida.

Pergunte ao seu médico se você pode tomar analgésicos de venda livre (OTC), como acetaminofeno (Tylenol), para ajudar a aliviar o desconforto enquanto os antibióticos seguem seu curso.

Se você não responder aos antibióticos prescritos, seu médico pode recomendar antibióticos intravenosos administrados no hospital.

Complicações

Se não for tratada, a celulite mamária pode levar a complicações graves. Uma infecção do sangue pode levar ao envenenamento (septicemia), que é potencialmente fatal.

A celulite mamária também pode levar a linfedema. O linfedema é uma condição em que os seus gânglios linfáticos são incapazes de drenar adequadamente. Você pode estar especialmente em risco se já teve um ou mais linfonodos removidos.

Perspectivas

Uma vez que você começar a tomar antibióticos, você deve notar uma melhoria em seus sintomas dentro de alguns dias. Se não vir qualquer melhoria, contacte o seu médico. Eles podem querer vê-lo novamente e possivelmente prescrever um tratamento diferente.

Se o seu sistema imunológico estiver comprometido por tratamentos de câncer, há uma chance de que a celulite possa se repetir. Fale com o seu médico sobre formas de aumentar a sua imunidade. Eles podem dar-lhe uma fonte de emergência de antibióticos para ter à mão no caso de você desenvolver celulite mamária novamente.

Quando detectada e tratada precocemente, a celulite mamária tem uma perspectiva positiva. Se não for tratada, o envenenamento do sangue e a morte são possíveis.

Prevenção

A celulite que surge de um corte ou de uma mordida de mosquito pode tipicamente ser prevenida com limpeza e bandagem da área afetada. Se você tiver um corte ou uma mordida em seu seio, você pode ser capaz de usar pomadas e revestimentos para se certificar de que ele não se transforma em celulite.

Celulite mamária decorrentes de cirurgia e tratamentos relacionados com o câncer também podem ser evitados, fazendo alguns pequenos ajustes. Pergunte ao seu médico:

  • lavar a área antes de fazer quaisquer incisões
  • a realização de quaisquer procedimentos num serviço de ambulatório porque o risco de infecção após uma hospitalização é estatisticamente mais elevado em comparação com o risco de infecção após uma hospitalização
  • tomar antibióticos antes ou depois de quaisquer procedimentos como precaução, especialmente se estiver mais propenso a infecções
  • Se suspeitar de celulite mamária, chame imediatamente o seu médico.
Viviane Oto

Viviane Oto

Deixe seu comentário

Sobre Nós

O Projeto Viva Sem Celulite tem a missão de revelar os segredos e fornecer dicas sobre como tratar e eliminar a celulite da sua vida.

Posts Recentes

Siga nos

Vídeos do Canal

Receba nossas Newsletter